olá, seja lá quem for..

 

resolvi fazer este post para rebater um a um dos argumentos utilizados muitas vezes para defender as disputas em “pontos corridos” ou para desmerecer o sistema “mata-mata”.

Antes, porém, de enumerá-los e apresentar razões, um pequeno glossário:

Sistema “mata-mata”: fórmula de campeonato na qual, após uma primeira fase classificatória, alguns dos times mais bem colocados enfrentam-se em oitavas de final, quartas de final, semi-finais e, por último, na grandiosa final – sempre em dois jogos. Geralmente os mais bem colocados jogam com os últimos classificados tendo a vantagem de dois resultados iguais.

Sistema “pontos corridos”: todos os times se enfrentam em jogos de ida e volta, valendo todos a mesma pontuação (3 pontos em caso de vitória, 1 no empate e zero em caso de derrota). No final, vence aquele que somar mais pontos.

Pois bem… vamos aos argumentos:

1)o sistema pontos corridos é mais justo” – segundo esta opinião, o time mais regular durante toda a competição seria o campeão, de forma que estaríamos diante de plena justiça. Em primeiro lugar, se a pessoa quer justiça nestes termos que vá assistir um campeonato de rally por regularidade. Em segundo lugar, se a regularidade proposta é justa para o time vencedor ela não o é para o time que perdeu por uma das injustiças do destino: um jogador quebrou o tornozelo, o outro torceu o joelho, o outro fugiu da concentração, ou o capitão foi vendido, ou o técnico foi pra Arábia etc. Onde está a Justiça? Não basta, portanto, o time fazer 15 pontos seguidos, empolgar a torcida, impressionar a imprensa, dar medo nos adversários, fazer 5 gols por partida, encher os estádios, vender camisetas, criar ídolos pops.. o que ele precisa fazer é, apenas, não perder, tentar empatar fora de casa e vencer os jogos em casa.. tentar ser APENAS regular. Onde está a Justiça? Em terceiro lugar: não está implícita no esporte a noção de Justiça. Não existiria a “zebra”, não existiria a superação, não haveria espaço para a esperança, para a vontade, para a paixão, para a emoção, para a decepção. Enfim, beira ao absurdo esta frase, embora se repetida possa até convencer o povo em geral.

2)o sistema mata-mata é injusto, porque o melhor da primeira fase classificatória pode não chegar ao título” – é contraditório dizer que o “melhor” da primeira fase não chega ao título. Eu serei o melhor do concurso público para juiz se e somente se passar nas 5 ou 6 fases do certame. Logo, o melhor time é aquele que chega até a taça, é o que é tão bom pra se classificar quanto para passar pelas finais até o prêmio. O mata-mata facilita a vida do melhor classificado, pois ele joga com o último classificado para a segunda fase e sempre tem o favor de jogar pelo empate. Mesmo assim, pode ele tremer, pode este time não ter a capacidade de sequer empatar perante uma torcida barulhenta… Eu não o enxergaria como o melhor time, como o merecedor do título de campeão. Dizem, ainda, que pode ser que o time das finais não seja mais o mesmo, pois um jogador pode ter se machucado etc.: as infelicidades do destino, totalmente colocadas ao acaso, não estão sobre o controle nem do sistema mata-mata nem no de pontos corridos. Independente da forma do campeonato uma coisa é certa: haverão cartões vermelhos, pernas machucadas, jogadores vendidos, jogadores comprados…

3)no campeonato de pontos corridos em todas as rodadas existe emoção” – pura mentira! kkk – Não existe a possibilidade de alguém se emocionar com um jogo entre ceará e corinthians, mesmo que a derrota deste último deixe o time do fluminense na frente no campeonato. É um jogo estranho ao fluminense, indiferente para o ceará. Ao mesmo tempo, estão jogando Palmeiras e Atlético – PR, além de outros 10 jogos inúteis. Emocionante não? Na primeira rodada do campeonato os times ainda estão testando seus elencos, no meio do campeonato ainda existe metade deste para que estes jogadores revertam a situação e, ao final, não há mais nada a fazer. Emocionante não é? Em 2003 o cruzeiro foi campeão com 4 rodadas antes do fim e nós ficamos vibrando até o final de TANTA emoção.. kkk assim como em 2006 todos gostaram das 2 últimas rodadas já sabendo que o são paulo já era campeão, tanto que no ano seguinte este mesmo time resolveu ser campeão pelo dobro de rodadas de antecedência. Assistir um campeonato de pontos corridos é ter paciência, é ótimo pra quem tem coração fraco, principalmente se a taça for entregue antes do campeonato acabar.

4)os pontos corridos favorecem o calendário, tem futebol de alto padrão durante quase o ano todo!” parabéns ao sistema pay per view. de fato, vc vai mesmo pagar um ano inteiro pra perder pelo menos algumas rodadas em que seu time ou não terá mais chances, ou não poderá mais nada fazer no campeonato. “alto padrão” existe nas oitavas, quartas e semis do “mata-mata” onde os bons jogam com bons em jogos decisivos e surpreendentes. aí sim eu pagaria pra ver.

 

5)os pontos corridos é o que prevalece no mundo“. assim como muita coisa errada por aí prevalece no mundo. não há quem diga que o campeonato de pontos corridos é natural no brasil, é algo que flua naturalmente de nós brasileiros. seja lá quem o inventou, deve ter um propósito que não é, definitivamente, a emoção do futebol…

 

se alguém ler isso, agradeço! kkk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s